segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LIVROS GRATUITOS - ALGUNS PRESENTES PARA VOCÊS... Parte III

Olá irmãos...

Aqui vai mais um livro de minha biblioteca especialmente para vc que gosta de uma leitura biblicamente embasada, de qualidade e sem invencionices.

O livro desta semana é o ótimo História da Igreja Cristã escrito por mim mesmo. O livro é uma compilação de livros que li, palestras que ouvi, e muita pesquisa em sites cristãos e de história geral. Com um conteúdo cativante, de simples linguagem e bastante ilustrado, o livro nos transporta para dentro da história da Igreja Cristã em um tour de 2000 anos. O estudo é dividido em períodos onde poderemos ver o desenvolvimento da igreja, suas doutrinas, personagens, teólogos fundamentais e acontecimentos que marcaram a vida do corpo de Cristo. Vale a pena ter e conferir este material.

Veja a introdução:

INTRODUÇÃO

A história da igreja cristã é um dos temas de estudo mais fascinantes que existe. Esta apostila busca tornar este estudo um processo simples para o estudante que não possui intimidade com o tema, pois ela parte do pressuposto de que você não conhece coisa alguma sobre a história da igreja. Há sempre a atitude de se olhar para trás para ver como as coisas foram feitas no passado e quais respostas foram dadas. Parte da noção de “tradição” está na disposição de levar a sério a herança teológica do passado. Como o período a ser estudado abrange mais de 2000 anos de história, dividiremos a história da igreja cristã em períodos onde estudaremos seus personagens e teólogos fundamentais, a composição da igreja, os problemas enfrentados e os assuntos teológicos em destaque.
Bem vindo a essa emocionante viagem no tempo, e que o Espírito Santo possa nos guiar pelos caminhos do passado, para que possamos acertar os passos no presente e escrever o futuro.


PODEMOS APRENDER DA HISTÓRIA?

“... Talvez não exista nada que tenha denegrido tanto a glória de Deus como a história do seu povo, a igreja...” D. M. Lloyd Jones.

“... O que aprendemos da história é que não aprendemos nada da história...” Hegel.

No que se refere ao mundo secular essa é uma verdade plena, a história da raça humana mostra isso claramente, a humanidade em sua loucura e estupidez sempre repete os mesmos erros, não aprende e se nega a aprender, mas não aceito isso como próprio do cristão, pois o mesmo deve aprender da história.

Para nós é sempre essencial suplementar nossa leitura teológica com a leitura da história da igreja, se não corremos o perigo de tornar-nos abstratos, teóricos e acadêmicos em nossa visão da verdade, e, deixando de relacioná-la com os aspectos práticos da vida diária logo estaremos em dificuldade. A história da Igreja deve ser para o nosso ensino, que possamos ver nela pessoas de carne e osso lutando pela verdade.



Que não caiamos no erro de uma jovem que foi designada para fazer um trabalho sobre a história da igreja e não sabia por onde começar, então chegou à conclusão de que tinha que começar do começo. No dia da apresentação pegou sua folhinha e foi ler diante da sala de aula da escola dominical, se posicionou e disse – “... Nosso pastor nasceu em 1933...”. Espero que essa atitude não seja a nossa, a de pensar que a história da igreja se resume a nós mesmos, nossa denominação ou nossa época, a história da igreja tem mais de 2000 anos com muita coisa acontecendo influenciando tudo que nós cremos e vivemos hoje.


Vamos estudar a História da Igreja, mas o que é a Igreja?

¡  O que é a Igreja? (Confissão de Fé 1689 – Cap. 25)

  1. A Igreja universal (ou católica), que com respeito à obra interna do Espírito, e da verdade da graça, pode ser chamada invisível, consiste no número total dos eleitos que já foram, estão sendo, ou ainda serão chamados em Cristo, o cabeça de todos.

  1. Todas as pessoas ao redor do mundo, que professam fé no evangelho e obediência a Deus, mediante Cristo, de acordo com o evangelho, e que não destroem o seu testemunho com alguma doutrina fundamentalmente errada ou conversão profana: esses podem ser chamados de os santos, de que se compõe a igreja visível; e todas as congregações deviam ser constituídas de pessoas assim.

  1. Mesmo as igrejas mais puras sobre a terra estão sujeitas a erros doutrinários e a comprometimentos. Algumas se degeneraram tanto, que deixaram de ser Igrejas de Cristo, e passaram a ser sinagogas de Satanás. A despeito disso, porém, Cristo sempre teve e sempre terá um reino neste mundo, até o fim dos tempos. Esse reino é formado dos que n’Ele crêem e confessam o se nome.

Muitos chamam a História da Igreja de terceiro testamento, pois a mesma é uma sequencia do Novo Testamento no sentido de relato daquilo que Deus faz no meio do seu povo, é o que temos no Antigo Testamento, a história do que Deus fez no meio do seu povo de Israel, é o que temos no Novo Testamento e também na história da igreja, relatos do que Deus fez e faz no meio do seu povo. Qual a diferença que temos no “terceiro testamento” em relação aos outros dois? É que Deus está trabalhando no meio do seu povo, mas não há revelação e inspiração para a Palavra escrita.


DIFICULTADORES DA HISTÓRIA DA IGREJA

  • Não sabemos o que Deus está fazendo e porque está fazendo.

  • Sempre estaremos sendo seletivos, nunca estaremos falando de toda a história, muitas coisas aconteceram e não foram registradas.

  • Há momentos em que coisas boas ocorrem em meio ao erro, separar o que é bom do que é ruim é uma das mais difíceis tarefas.


RECOMPENSAS DO ESTUDO DA HISTÓRIA DA IGREJA


  • A glória de Deus, pois a todo instante ele mostra que está no controle de tudo, e ao nosso ponto de vista sempre concertando o que nós estragamos.

  • Nosso crescimento, sempre produzindo em nós humildade, pois é presunção achar-se melhor do que o irmão das épocas passadas.

  • O bem da igreja.





“Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.” Isaías 40:8
Esse é o nosso texto chave, ficara evidente em nosso estudo que a igreja vai errando muitas vezes, mas há uma âncora que sempre vai trazer a igreja de volta, que é a palavra de Deus. Não importa o quão errado os homens da igreja sejam, ou quanta pompa elas tenham, no fim só o que sobrará triunfante é a Palavra de Deus.





  • Proposta:
Apresentar um panorama dos principais movimentos políticos, culturais, religiosos e doutrinários que influenciaram o desenvolvimento da igreja através dos séculos divididos em 4 partes de 500 anos cada.



·        Programa:

1.      Estudar os eventos importantes e principais movimentos que impactaram a Igreja através da história.

2.      Apresentar os principais personagens-chave da história da Igreja.


3. Analisar os desvios doutrinários e suas conseqüências na vida e no desenvolvimento da Igreja.







Bem, é só clicar no Link abaixo e baixar:

http://www.4shared.com/file/HiA-QRz0/Apostila_de_Histria_da_Igreja_.html


Um abraço...
Claudio Braga
Sola Gratia

Nenhum comentário:

Postar um comentário