Hoje estava vendo no meu orkut o perfil de algumas pessoas que me fizeram convites; pessoas, "crentes" que querem viver do evangelho e nos seus perfis tem vergonha de dizer que são cristãs, e dizem que tem uma espiritualidade liberal, na realidade eu nem sei o que significa "espiritualidade liberal", mas para os que tem vergonha de dizer que são cristão, nos perfis dos orkuts, nas escolas, no meio de amigos enfim, eu só tenho algo a dizer :
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá pela fé”. Romanos 1.16-17
I – Não tenha vergonha do Evangelho
Por que somos tentados sentir vergonha pelo evangelho? Ser cristão significa ser inferior ou anti-social? O que motiva um cristão sentir vergonha pelo simples fato de ser um seguidor de Cristo? Vamos ver:
O descaso dos ‘amigos’ e vizinhos.
Muitos temem o descaso e o desprezo dos amigos e vizinhos ao revelar a natureza da sua fé, ao afirmar ser um cristão autêntico. Preferem não perder o contato com essas pessoas colocando em risco a sua confição de fé em Cristo voluntariamente.
Sofrer chacotas e piadinhas.
Muitos temem pelas gozações que os colegas e amigos fazem. Preferem não correr o risco de falar sobre sua fé, porque sabem que sempre haverá algum ‘palhaço’ que tira sarro e que faz piadinhas maldosas.
Temem ser associados àqueles que causam escândalo.
Muitos preferem não dizer que são cristãos porque temem que as pessoas o comparem com o fulano que praticou algo errado. “Se eu falar que sou cristão, vão dizer que estou interessado em ganhar dinheiro, ou que estou fingindo como muitos”.
Temem ser confrontados ou confrontar segundo a fé.
Para não correr o risco de ter que se posicionarem diante das questões que envolvem o destino da humanidade, muitos preferem não falar sobre o que diz o Evangelho para não serem tidos como inconvenientes. Preferem não correr o risco de entristecer as pessoas, para manter uma aparente ‘amizade’ com eles.
Temem ser questionados sobre suas fraquezas.
Muitas vezes, somos tentados a deixar de falar de Cristo, ou sentir vergonha de seu evangelho, por causa das nossas fraquezas. Tememos aquela pergunta difícil: “se você é cristão, então por que faz isso ou aquilo? Por que você fala isso?” Você sente medo de se identificar como cristão, porque, talvez, alguém poderia questionar suas fraquezas. Mas Romanos 8.1,33 diz: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” e “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
Alguma vez você já sentiu vergonha de ser cristão ou de ter que demonstrar isso as pessoas com quem convive?
Jesus disse: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.” Lucas 9.26
II – Tenha alegria em pertencer ao Evangelho
Temos mil razões para estampar em nosso rosto, e falar com sorriso nos lábios sobre o Evangelho de Cristo. Razões de sobras, que nos dão orgulho em dizer que pertencemos a Cristo, e ao seu Evangelho. Vamos falar sobre algumas delas.
Não tenho vergonha do Evangelho porque ele me libertou com o seu poder.
Se tem algo que o Evangelho faz pelas pessoas é libertá-las de suas prisões de horrores e tristonhas. Não há nenhuma instituição no mundo que faça tanto pelo homem como o poder do Evangelho. Nós que o recebemos somos prova disso. Não somos perfeitos, mas estamos em transformação diária. Cada dia há uma mudança em nós.
Não tenho vergonha do Evangelho não só porque me libertou, mas também porque me trouxe uma nova maneira de viver.
Tirou minha roupagem velha de tristeza, de derrota, de vergonha, e colocou uma nova roupagem de alegria, de esperança, de fé. As coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo. 2 Co 5.17.
Não tenho vergonha do Evangelho porque acima de todas as coisas boas que me trouxe, ele também me salvou.
A maior prova da manifestação de poder de Deus, não são os milagres que almejamos ver em nossas reuniões, não são as manifestações de dons e línguas estranhas, mas a salvação da nossa alma, que é o resgate da nossa alma da condenação futura, pela qual todos os seres rebeldes sofrerão.
“O evangelho é o poder de Deus para Salvação de todo aquele que nele crê”
O QUE É SER UM SER UM CRISTÃO LIBERAL????
ResponderExcluir